Results for 'Rita de Cassia Santos Côrtes'

1000+ found
Order:
  1.  22
    Vivências de uma atividade docente sobre violência no espaço escolar no Curso de Extensão em Gênero, Raça e Diversidade Sexual/ ODEERE - UESB/BA.Claudia Moreira Costa, Marcos Lopes De Souza & Rita de Cassia Santos Côrtes - 2016 - Odeere 1 (1).
    O relato de experiência a que este texto se refere provém do módulo intitulado Violência no Espaço Escolar, do Curso de Extensão em Gênero, Raça e Diversidade Sexual/ODEERE. A partir de temas que envolvem raça/etnia, gênero, e sexualidades, foram promovidos debates relacionados a preconceitos e discriminações que se manifestam no espaço escolar voltados para o racismo, sexismo e à homo-lesbo-bi-transfobia. O desenvolvimento da proposta didática pautou-se na abordagem qualitativa à luz da dialética, com o intuito de problematizar incômodos prescritos pelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  12
    “A homossexualidade não era uma coisa que eu estava disposto a aceitar”: narrativas de um estudante negro, gay e de classe popular.Rita De Cássia Santos Côrtes & Marcos Lopes De Souza - 2019 - Odeere 4 (7):23.
    O trabalho, em sua íntegra, foi realizado tendo como entrevistado um jovem que se autodenomina gay e negro, oriundo do Rio de Janeiro, de classe social baixa, estudante de uma escola pública do ensino médio regular, situada em uma periferia de um município localizado no interior da Bahia. Na tessitura que segue, enfatizamos os marcadores sociais de gênero/sexualidade e raça/etnia. Esses marcadores apresentaram-se como desconforto para o sujeito entrevistado, visto que não atendem às caracterizações e práticas determinadas pela heteronormatividade. Assim, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Social and institutional presence of the Heads of Government of the Americas on Social Media.Lucas Dejard Moreira Mendonça, Adriano Madureira dos Santos, Harold Dias de Mello Junior, Rita de Cássia Romeiro Paulino, Karla Figueiredo, Fernando Augusto Ribeiro Costa & Marcos César da Rocha Seruffo - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 8 (1):104-129.
    This article examined the personal profiles of the Heads of Government of countries in South/North America and how they communicated with their audiences on institutional measures to contain COVID-19. Analyses were carried out on data collected from Twitter from November-2019 to November-2020. This study includes: i)quantitative analysis, measuring categories and emphases in the communication of tweets, retweets, likes, and comments on matters relevant to the pandemic; ii)qualitative analysis that allowed evaluating speeches to identify political interference and the effectiveness of communication (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    As relações dialógicas e os discursos envolventes sobre a condição histórico-social de uma mulher amante.Rusanil dos Santos Moreira Júnior & Rita de Cássia Souto Maior - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):122-148.
    RESUMO Neste artigo, objetivamos compreender os discursos que compõem a condição histórico-social de uma amante. Para isso, procuramos refletir sobre o modo como uma mulher em uma relação extraconjugal constrói ético-discursivamente a visão da sociedade a respeito da sua condição amorosa. Inseridos no campo de estudos da Linguística Aplicada, buscamos interpretar a historicidade dos atos discursivos e a repercussão desses atos na representação das subjetividades, por meio da análise dos discursos envolventes ali presentificados. Em vista disso, consideramos os estudos sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    Refletindo sobre letramento e responsividade na formação docente.Antônio Carlos Santos de Lima, Lúcia de Fátima Santos & Rita de Cássia Souto Maior - 2014 - Bakhtiniana 9 (2):111-130.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  42
    Exposure to trauma-relevant pictures is associated with tachycardia in victims who had experienced an intense peritraumatic defensive response: the tonic immobility.Rita de Cassia S. Alves, Liana C. L. Portugal, Orlando Fernandes Jr, Izabela Mocaiber, Gabriela G. L. Souza, Isabel de Paula A. David, Eliane Volchan, Leticia de Oliveira & Mirtes G. Pereira - 2014 - Frontiers in Psychology 5.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  10
    O conceito de identificação no pensamento de Adorno: entre o ajustamento social e a resistência em direção a uma existência mais humana.Rita de Cassia Thomaz - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O artigo traz uma discussão acerca da utilização do conceito de identificação por Adorno. A partir disso procuramos dar ênfase para o tema da crítica e da negação da cultura possibilitadas pela apropriação da psicanálise realizada pelo autor. A aplicação do conceito permite analisar o processo de assimilação do indivíduo no capitalismo tardio. Uma vez que a cultura é transformada em mercadoria, e assim absorve o ritmo idêntico e repetitivo da produção mecanizada, que transmite aos indivíduos através dos produtos que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  21
    Mímesis e intoler'ncia: dialética da exclusão e cotidiano escolar.Rita De Cássia Lana - 2011 - Dialogos 15 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    Uma Experiência Com o Trabalho de “Educação Para o Pensar” Na Rede Pública de Educação.Rita de Cassia de Campos Andery & Sônia Aparecida Siquelli - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:137-156.
    Este artigo propõe uma reflexão acerca do trabalho do professor partindo de sua formação inicial de graduação e a aplicação de questionário, com questões abertas aos professores do município de Piranguinho, situado na região Sul do Estado de Minas Gerais em relação ao trabalho desenvolvido na rede municipal com o programa de “Educação para o Pensar” - Filosofia para Crianças e Jovens, na educação básica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  16
    A constituição da subjetividade na criança com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.Rita de Cassia Fernandes Signor & Ana Paula de Oliveira Santana - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):210-228.
    RESUMO O objetivo deste trabalho é analisar implicações subjetivas decorrentes do processo de patologização da educação. Para tanto, foram realizadas entrevistas com duas crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, seus pais e professores, observação em sala de aula, avaliação fonoaudiológica individual e pesquisa documental. Os resultados do estudo apontam que os discursos que se instauram em torno do aluno considerado resistente ao que a escola propõe terminam por comprometer a formação da sua subjetividade, uma vez que ele (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    Os direitos humanos e o mundo multipolar: entre o universalismo e o pluralismo.Rita de Cássia Ferreira Lins E. Silva - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):288-299.
    O presente artigo examina a relação entre as noções de direitos humanos e a política democrática em face de sua fundamentação filosófica, tendo em vista a noção do que se convencionou chamar de Nova Ordem Mundial. Nesta perspectiva, apresenta-se, pelas lentes da teoria da Democracia radical e plural, postulada por Chantal Mouffe, as condições para se pensar uma ordem baseada na concepção chave do pluralismo. Para tanto, problematiza-se os principais argumentos da versão cosmopolita diante do pressuposto de pretensões de validade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    O sujeito político: entre razão e subjetividade.Rita de Cássia Ferreira Lins E. Silva - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 4 (2):124-136.
    Pretende-se centrar um argumento em torno da constituição do sujeito político a partir da reflexão desenvolvida por Rousseau impressa na vontade geral. A leitura que aqui se faz é no sentido da incorporação das noções traçadas pelo filósofo que permitem um delineamento da subjetividade enquanto elemento essencial à formação do político numa perspectiva da relação do ‘Eu’ com o ‘Outro’. Perspectiva que perpassa pelo entendimento que o autor expõe acerca da razão e dos sentimentos de humanidade e virtude em contraposição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    A Hermenêutica Do Si: A Compreensão Do Si Como Sujeito Capaz Em Suas Determinações Ética E Política/the Hermeneutics Of Self: The Understanding Of Self As Capable Subject On Its Ethics And Politics Determinations.Rita de Cássia Oliveira - 2012 - Pensando: Revista de Filosofia 3 (6):81-92.
    O si como reflexivo designa todos os pronomes pessoais e impessoais pelo seu caráter de omnipessoal, já evidenciado pela gramática das línguas naturais o que viabiliza uma proposta de Hermenêutica do Si, apresentada por Ricoeur em Soi-meme comme un autre, e articulada com princípios da Filosofia da Linguagem em seu aspecto semântico para a designação de uma coisa pela sua referência; e pragmático no que diz respeito às condições da interlocução que implicam a expressão: “falar é dirigir a”, evidenciado a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    A Hermenêutica do Si: a compreensão do si como sujeito capaz em suas determinações ética e política/The Hermeneutics of Self: The understanding of self as capable subject on its ethics and politics determinations.Rita De Cássia Oliveira - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):81.
    O si como reflexivo designa todos os pronomes pessoais e impessoais pelo seu caráter de omnipessoal, já evidenciado pela gramática das línguas naturais o que viabiliza uma proposta de Hermenêutica do Si, apresentada por Ricoeur em Soi-meme comme un autre, e articulada com princípios da Filosofia da Linguagem em seu aspecto semântico para a designação de uma coisa pela sua referência; e pragmático no que diz respeito às condições da interlocução que implicam a expressão: “falar é dirigir a”, evidenciado a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    Poesia e verdade.Rita de Cássia Oliveira - 2021 - Perspectivas 5 (2):100-115.
    O presente texto pretende investigar se há uma verdade na poesia. Para tanto,parto do pressuposto que a investigação presume uma interpretação que tenha como chavede compreensão a Hermenêutica Filosófica por privilegiar o texto, na medida em quebusca o sentido autônomo da linguagem em sua condição de explicitação do mundo queo discurso poético descobre e abre, fazendo conhecer o seu sentido e sua referência. E AMetáfora Viva, de Paul Ricoeur, e o poema O Guesa, de Sousândrade, serão as obras queme nortearão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  30
    A confirmação do sujeito capaz em Ricoeur: identidade pessoal e imputação moral.Rita de Cássia Oliveira - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 19:29-42.
    Paul Ricoeur believes that the intended absolute distance relationship between the self and the other should be overlapped by a reciprocal relationship by which one opens up to the other and his voice is interiorized in the same. The reciprocity model is in the language by changing the personal pronoun I for self, mainly, on the act of the promise speech. Ricoeur thinks the meaning of responsibility as accountability, that is, the self becomes responsible for his/her acts from the awareness (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  27
    A experiência da maternidade em mães adotivas.Joice Cadore Sonego & Rita de Cássia Sobreira Lopes - 2009 - Revista Aletheia 29:16-26.
    O presente estudo investigou as manifestações verbais dos sentimentos de mães em relação à maternidade adotiva. Participaram da pesquisa nove mães, cujos filhos haviam sido adotados ainda bebês e tinham em torno de dois anos no período da coleta de dados. Foi realizada uma entrevista semiestruturada..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    O pluralismo e a nova ordem mundial: Para uma ressignificação do político a partir de Mouffe.Rita de Cassia Ferreira Lins E. Silva - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):220.
    O presente trabalho examina uma perspectiva hermenêutica do político presente no pensamento de Chantal Mouffe, cujo empreendimento se dá com o seu postulado em torno do que denomina por democracia radical e plural e da resultante desse postulado dentro de uma ordem cosmopolita da política e o reflexo do empreendimento dos direitos nesse sentido. A chave de leitura que orienta esta perspectiva advém da concepção do político realizada pela autora, em que o antagonismo é nuclear na formação da identidade plural (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    O mundo da partilha: a democratização das instituições de poder.Rita de Cássia Ferreira Lins E. Silva - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    O presente estudo se propõe a discutir a relação entre a identidade política coletiva (populista) e a crise de representatividade das instituições de poder que consiste no paradoxo do poder constituinte, em sua estrutura conceitual, inspirada nas leituras de Jacques Rancière (1940) e Chantal Mouffe (1943).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  20
    A Geografia Política e suas múltiplas abordagens – o sistema territorial e uma precisão teórico-conceitual das fronteiras.Israel Monteiro Gonçalves & Rita De Cássia Liberato - 2015 - Ágora – Revista de História e Geografia 17 (1):87.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    Threat directionality modulates defensive reactions in humans: cardiac and electrodermal responses.Mariana Xavier, Eliane Volchan, Arthur V. Machado, Isabel A. David, Letícia Oliveira, Liana C. L. Portugal, Gabriela G. L. Souza, Fátima S. Erthal, Rita de Cássia S. Alves, Izabela Mocaiber & Mirtes G. Pereira - forthcoming - Cognition and Emotion.
    Features of threatening cues and the associated context influence the perceived imminence of threat and the defensive responses evoked. To provide additional knowledge about how the directionality of a threat (i.e. directed-towards or away from the viewer) might impact defensive responses in humans, participants were shown pictures of a man carrying a gun (threat) or nonlethal object (neutral) directed-away from or towards the participant. Cardiac and electrodermal responses were collected. Compared to neutral images, threatening images depicting a gun directed-towards the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  37
    Conjugalidade em contexto de depressão da esposa no final do primeiro ano de vida do bebê.Giana Bitencourt Frizzo, Ivani Brys, Rita de Cássia Sobreira Lopes & Cesar Augusto Piccinini - 2010 - Revista Aletheia 31:66-81.
    O presente estudo investigou o relacionamento conjugal no contexto da depressão materna, no final do primeiro ano de vida do bebê. Participaram do estudo 22 casais, divididos em dois grupos, um em que a esposa apresentava indicadores de depressão (10), e outro em que não os apresentava (12), segundo..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  2
    Uma leitura arendtiana sobre ação política e amor mundi no espaço público.João Victor Pinto Gonçalo de Souza, Rebeka Cristina Rosa Borges & Rita de Cássia Souza Tabosa Freitas - 2024 - Controvérsia 20 (1):80-91.
    O presente artigo busca traçar um estudo político-filosófico e se dedica a articular as nuances do conceito arendtiano de ação, sobre o entendimento do agir humano dentro do espaço público. Observar as nuances e a imprevisibilidade pela qual a ação humana é expressa frente à convivência entre iguais e diferentes no espaço público é enxergar a forma com a qual as singularidades humanas e o fenômeno da revelação das identidades se tornam evidentes. Dessa maneira, o objetivo geral do presente trabalho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    A biblioteconomia brasileira na década de 1980: um olhar discursivo a partir dos artigos publicados na Revista de Biblioteconomia de Brasília.Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, Gabriela Batista da Silva & Rita de Cássia Gomes de Oliveira - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):178-198.
    Os discursos da Biblioteconomia brasileira são objeto de estudo desta pesquisa, que se concentrou nos artigos publicados durante a década de 1980 na Revista de Biblioteconomia de Brasília. Essa revista, cujo primeiro número foi publicado em 1973, encerrou suas atividades em 2001 e teve como foco as áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia e afins. Com a intenção de discutir sobre dois conceitos centrais da Biblioteconomia - o de biblioteca e o de bibliotecário - analisamos as produções que versavam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    A very crazy trip: Some considerations about words researched by childhoods.Luciano Bedin da Costa, Joelma de Vargas Borges & Rita de Cássia Nunes Azzolin - 2018 - Childhood and Philosophy 14 (30):363-383.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    Um olhar sobre a configuração dos direitos humanos dos migrantes forçados.Filipe Gabriel Benigno Silva & Rita de Cássia Souza Tabosa Freitas - 2024 - Controvérsia 20 (1):58-79.
    The article proposes to analyse whether the current configuration of national migration legislation from Arendt's perspective on the universalization of human rights and Agamben's reflections on bare life and the state of exception demonstrates its capacity to protect the human rights of people undergoing forced migration. To this end, a literature review of a bibliographical nature was used, using the historical procedure method. In order to interpret the effectiveness of the current configuration of the human rights of this vulnerable group, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. A Filosofia da Ciência em Augusto Comte: desvencilhando o pensamento comteano de mal-entendidos históricos.Denis Paulo Goldfarb, Domingos Gomes Rodrigues, Onofre Crossi Filho & Rita De Cássia Foelker - 2012 - Revista Inquietude 3 (2):32-55.
    The intention of the present paper is to resettle the importance of the Comte’s thought to the philosophy of science. To do so, we discard certain prejudices about positivism and reassess certain comtean’s concepts, such as the three states law, the science’s classification and the role of hypotheses in order to restore its relevance in the background of the history of the philosophy.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  49
    Expectativas e sentimentos de mães solteiras sobre a experiência do parto.Angela Helena Marin, Tagma Marina Schneider Donelli, Rita de Cássia Sobreira Lopes & Cesar Augusto Piccinini - 2009 - Revista Aletheia 29:57-72.
  29.  66
    Jovens urbanos, cultura e novas práticas políticas: acontecimentos estético-culturais e produção acadêmica brasileira (1960-2000). [REVIEW]Silvia Helena Simões Borelli & Rita de Cássia Alves Oliveira - 2010 - Utopía y Praxis Latinoamericana 15 (50):57-69.
    Se analizan algunas de las trayectorias de configuración de nuevas prácticas políticas juveniles en Brasil y considerar los acontecimientos estético-culturales como lugares posibles de constitución de acciones políticas en la contemporaneidad. A partir de un recorte histórico "marcos y acontecimient..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  97
    Differential vulnerability of substantia nigra and corpus striatum to oxidative insult induced by reduced dietary levels of essential fatty acids.Henriqueta D. Cardoso, Priscila P. Passos, Claudia J. Lagranha, Anete C. Ferraz, Eraldo F. Santos Júnior, Rafael S. Oliveira, Pablo E. L. Oliveira, Rita de C. F. Santos, David F. Santana, Juliana M. C. Borba, Ana P. Rocha-de-Melo, Rubem C. A. Guedes, Daniela M. A. F. Navarro, Geanne K. N. Santos, Roseane Borner, Cristovam W. Picanço-Diniz, Eduardo I. Beltrão, Janilson F. Silva, Marcelo C. A. Rodrigues & Belmira L. S. Andrade da Costa - 2012 - Frontiers in Human Neuroscience 6.
  31.  52
    Does Transcranial Direct Current Stimulation Combined with Peripheral Electrical Stimulation Have an Additive Effect in the Control of Hip Joint Osteonecrosis Pain Associated with Sickle Cell Disease? A Protocol for a One-Session Double Blind, Block-Randomized Clinical Trial.Tiago da Silva Lopes, Wellington dos Santos Silva, Sânzia B. Ribeiro, Camila A. Figueiredo, Fernanda Q. Campbell, Gildasio de Cerqueira Daltro, Antônio Valenzuela, Pedro Montoya, Rita de C. S. Lucena & Abrahão F. Baptista - 2017 - Frontiers in Human Neuroscience 11.
  32.  12
    Gênero e sexualidade: o poder transformador da educação.Cássia De Lourdes Batista, Camila Dos Santos Vitello & Milena Bastos Da Silva - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):137-171.
    A sociedade foi construída a partir de relações de poder que trataram de segregar e marginalizar alguns grupos. A escola, coexistindo nesse contexto, pode mover-se para a ruptura das desigualdades. Dessa maneira, viabilizar a temática de gênero e sexualidade no cotidiano escolar colabora com uma educação transformadora, voltada ao respeito, à valorização das inúmeras vivências de gênero e sexualidade e ao combate à violência. Frente à possibilidade de intervenção e sem adotar uma postura ingênua de que a instituição escolar é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  18
    Motivação para aprender: relação com o desempenho de estudantes.Rita da Penha Campo Zenorini, Acácia Aparecida Angeli Santos & Rebecca de Magalhães Monteiro - 2011 - Paideia 21 (49):157-164.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Educação escolar como movimento prisional na penitênciária Estadual de Maringá.Rita Cássia da Silva Oliveira & Selson Garutti - 2013 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 15 (1):p - 80.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  10
    The categorial reset in the thinking of Arturo Andrés Roig.Carolina Pizarro Cortés & José Santos Herceg - 2012 - Estudios de Filosofía Práctica E Historia de Las Ideas 14 (1):41-51.
    El objetivo de este trabajo es dar una mirada a la manera en que Roig opera en los ámbitos categoriales. Nuestro propósito es observar cómo el autor critica, confecciona, articula, utiliza, crea y entrelaza categorías, es decir, hemos querido hacer un alto en los procedimientos estructurales de su filosofar, en sus operaciones. Sostenemos como hipótesis que el rearme categorial al que Roig apela en múltiples pasajes de su obra implica, como operación de base, un cambio en el reconocimiento del lugar (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  18
    reinventando a prática alfabetizadora de paulo freire. uma experiência de alfabetização filosófica em Pau dos Ferros, RN.Walter Omar Kohan, Ana Corina Salas, Ana Maria Monte Coelho Frota, Carlineide Almeida, José Ricardo Santiago Jr, Karyne Dias Coutinho, Marcio Nicodemos, Maria Reilta Dantas Cirino, Meirilene Dos Santos Araújo Barbosa, Óscar Pulido Cortés, Priscila Liz Belmont & Robson Roberto Martins Lins - 2023 - Childhood and Philosophy 19.
    O presente texto narra uma experiência de formação de alfabetizadores de jovens e adultos: uma alfabetização filosófica de 40 horas com 300 alfabetizadores em julho de 2022, como primeira etapa do Programa “Supera RN” em Pau dos Ferros, dentro da Política de Superação do Analfabetismo do Estado do Rio Grande do Norte (RN). O texto tematiza em que sentido a experiência de Alfabetização filosófica se inspira e ao mesmo tempo se diferencia do curso de Alfabetização oferecido por Paulo Freire em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    reinventando a prática alfabetizadora de paulo freire. uma experiência de alfabetização filosófica em Pau dos Ferros, RN.Walter Omar Kohan, Ana Corina Salas, Ana Maria Monte Coelho Frota, Carlineide Almeida, José Ricardo Santiago Jr, Karyne Dias Coutinho, Marcio Nicodemos, Maria Reilta Dantas Cirino, Meirilene Dos Santos Araújo Barbosa, Óscar Pulido Cortés, Priscila Liz Belmont & Robson Roberto Martins Lins - 2022 - Childhood and Philosophy 18.
    O presente texto narra uma experiência de formação de alfabetizadores de jovens e adultos: uma alfabetização filosófica de 40 horas com 300 alfabetizadores em julho de 2022, como primeira etapa do Programa “Supera RN” em Pau dos Ferros, dentro da Política de Superação do Analfabetismo do Estado do Rio Grande do Norte (RN). O texto tematiza em que sentido a experiência de Alfabetização filosófica se inspira e ao mesmo tempo se diferencia do curso de Alfabetização oferecido por Paulo Freire em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Ensaios sobre a filosofia de Hume.Jaimir Conte, Marília Cortês de Ferraz & Flávio Zimmermann - 2016 - Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    1. Hume e a Magna Carta: em torno do círculo da justiça, Maria Isabel Limongi; 2. Hume e o problema da justificação da resistência ao governo, Stephanie Hamdan Zahreddine; 3 O surgimento dos costumes da sociedade comercial e as paixões do trabalho, Pedro Vianna da Costa e Faria; 4. O sentido da crença: suas funções epistêmicas e implicações para a teoria política de Hume, Lilian Piraine Laranja; 5. O Status do Fideísmo na Crítica de Hume à Religião Natural, Marília (...) de Ferraz; 6. Da imaterialidade da alma: a desconstrução mais incisiva de Hume de um pressuposto metafísico, Marcos César Seneda; 7. A “irresistibilidade” e a “inevitabilidade” das crenças naturais e o caráter normativo da epistemologia de Hume, Claudiney José de Sousa; 8. Filosofia e vida comum na epistemologia de Hume, Marcos Fonseca Ribeiro Balieiro; 9. Hume e o relativismo moral, Flávio Zimmermann; 10. Hume e a vivacidade das crenças morais, André Luiz Olivier da Silva; 11. Virtudes sociais e refinamento na filosofia moral de David Hume, Andreh Sabino Ribeiro; 12. O movimento razão-crença na interpretação da teoria da motivação de Hume, Franco Nero Antunes Soares; 13. Sentimentos e Normatividade em David Hume segundo Annette Baier, Giovani Lunardi; 14. Simpatia e aprovação moral da justiça na filosofia de David Hume, Denize Carolina da Cunha & Nivaldo Machado; 15. Do eu como feixe de percepções ao eu das paixões: Hume e a identidade pessoal no Tratado, Susie Kovalczyk dos Santos; 16. Imaginação em Hobbes e Hume: cadeias mentais reguladas e princípios de associação, Andrea Cachel; 17. Hume e o princípio fundamental da filosofia moderna, Rafael Bittencourt Santos; 18. A conexão necessária entre Hume e Malebranche, Bruna Frascolla; 19. Realismo ontológico e antirrealismo epistemológico na problemática sobre o mundo externo em Hume, Leandro Hollanda; 20. Uma possível inversão kantiana da tese humeana da inércia da razão, Carlos Eduardo Moreno Pires; Nota sobre João Paulo Monteiro, Rolf Nelson Kuntz. (shrink)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  20
    The multiple facets of psychopathy in attack and defense conflicts.Tiago O. Paiva, Rui C. Coelho, Rita Pasion, Beatriz Ribeiro, Pedro R. Almeida, Fernando Ferreira-Santos, João Marques-Teixeira & Fernando Barbosa - 2019 - Behavioral and Brain Sciences 42.
    With respect to De Dreu and Gross's article, we comment on the psychological functions for attack and defense, focusing on associations between individual differences in psychopathic personality traits and the behavioral patterns observed in attack-defense conflicts. We highlight the dimensional nature of psychopathy and formulate hypothetical associations between distinct traits, their different behavioral outcomes, and associated brain mechanisms.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    Justicia y misericordia en la «Divina Comedia».Carmen Cortés Pacheco - 2024 - Pensamiento 79 (305):1527-1547.
    La eterna cuestión de la justicia ocupa un lugar central en la cosmovisión que Dante expresa alegórica e icónicamente en la Divina Comedia. La encontramos como atributo de Dios que da a cada uno según sus méritos, pero cuyo Amor le mueve a conmiserarse de los hombres, pues la justicia de las obras humanas no puede alcanzar a su Creador según igualdad, ni puede a restituir todo lo que de Él recibe y le es debido. La justicia también traspasa todos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    Reverberações das cartas de alforria nas discriminações étnicas.Júlio César Dos Santos & Aline Souza Da Conceição - 2017 - Odeere 4:124.
    O objetivo do artigo é entender as narrativas nas cartas de alforria, como dinâmicas de produção de sentidos intergeracionais de pessoas em situações de discriminações étnicas. Questionamos os temas nas cartas de alforria que marcam narrativas de discriminação étnica nas ações e atividades atuais. O método de pesquisa foi uma busca documental nos cartórios da cidade por cartas de alforria e inventários de família com declarações de posse de uma pessoa sobre a outra, de 1872 a 1888. Um outro método (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  16
    O cristão desafiado pelas religiões.Luiz Eustáquio Santos Nogueira - 1997 - Horizonte 1 (2):44-55.
    No debate teológico acerca da legitimidade salvífica das religiões, as posições entre os teólogos cristãos se distinguem em torno de três linhas básicas: o exclusivismo, o inclusivismo e o pluralismo. Face a essas posições teológicas que situam a controvertida questão da identidade cristã ante o fato do pluralismo religioso, este artigo resgata uma abordagem teológico-antropológica de corte existencial que afirma o Deus de Jesus Cristo como um Absoluto relacional, conferindo ao cristianismo a autocompreensão histórica de uma identidade construída na alteridade. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  8
    O saber de António Ribeiro dos Santos na arrumação dos saberes da Real Biblioteca Pública da Corte.Fernanda Maria Guedes de Campos - 2017 - Cultura:63-79.
    A constituição de um esquema organizativo que permita, ao mesmo tempo, respeitar a hierarquia teórica de saberes e a arrumação prática dos livros que os contêm tem sido, ao longo de séculos, uma das questões mais importantes da história das bibliotecas. Por um lado, a teoria classificativa sobretudo a partir do século XVIII, apresenta estruturas elaboradas para as grandes classes do Saber em que sobressai o princípio da hierarquia que ordena as diferentes áreas do conhecimento, da mais geral para a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  16
    Mental Health, Sport, and Positive Youth Development in Prison Systems: How Can We Move Research and Practice Forward?Ana Rita Martins, Stewart Vella & Fernando Santos - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45. Ensino Médio, Competências e Sociabilidade.Tatiana de Cássia Celestino - 2007 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 9 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    Nas trilhas do quilombo sambaíba: Etnografia de um Saber-fazer que se transforma.Luciete de Cássia Souza Lima Bastos - 2020 - Odeere 5 (9):49-81.
    This article is part of my doctoral research in discuss I the complexity of putting myself in the Other's shoes in order to understand him. It shows the traditional community of Sambaíba, in Caetité-BA, it know how and problematizes the construction of changing and / or fragmented identities based on the interpretation of symbolic elements that are presents in the participants' narratives and face-body expressions. An ethnography about / with the Other in my experience with the body. I've been thinking (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    Productive Organizations: The Human-Computer Interaction in Black Mirror.Georgia de Souza Assumpção, Carolina Maia dos Santos, Raquel Figueira Lopes Cançado Andrade, Mayara Vieira Henriques & Alexandre de Carvalho Castro - 2023 - Bakhtiniana 18 (4):e61969e.
    RESUMO A série Black Mirror, transmitida entre 2011 e 2023 pela Netflix, tornou-se um fenômeno de mídia e seus episódios mostraram formas de interação homem-máquina (terminologia também referida como humano-computador). O nome da série se refere ao fato de que, quando uma tela é desligada, ela se torna um espelho negro que reflete a imagem do usuário. Este artigo1 tem como objetivo analisar os efeitos da interação homem-máquina nas organizações produtivas apresentadas em Black Mirror. Esta pesquisa utilizou a análise do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  48. Anísio Teixeira, Gilberto Freyre e a memória institucional da Fundação Joaquim Nabuco.Rita de Cássia Araújo - 2021 - In Edna Silva & Silvia Paes Barreto (eds.), Anísio, Anísios Teixeira: um educador no Museu do Homem do Nordeste. Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  68
    Burnout em estudantes de psicologia: diferenças entre alunos iniciantes e concluintes.Monalisa de Cássia Fogaça, Eliana Isabel de Moraes Hamasaki, Cibele Aparecida Pejan Barbieri, Jonas Borsetti, Rosana Zimbardi Martins, Izabela Galindo Silva & Leidiana Peixoto Ribeiro - 2012 - Revista Aletheia 38:124-131.
    Durante a formação, estudantes são constantemente expostos a estressores que, se persistentes, podem ocasionar a Síndrome de Burnout (SB). Considerando a importância dessa demanda, este estudo teve como objetivo identificar diferenças nas dimensões da SB em relação ao ano e turno em estudantes de Ps..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    Los cuatro opuestos.Santo Tomás De Aquino - 1974 - Anuario Filosófico 7 (1):12-46.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000